segunda-feira, 13 de junho de 2011

As evoluções dos meios de transporte




A domesticação de animais possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga com a invenção da roda, surgiram as carroças puxadas por animais, como cavalos e bois.



Depois, com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por trens, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos.
 


A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência e conforto.








DA MARIA-FUMAÇA AOS TRENS BALA
 
 O trem é um meio de transporte no qual uma locomotiva puxa vários vagões, que podem ser de passageiros ou de carga. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais.
 
A primeira locomotiva foi inventada há cerca de 200 anos. Ela era lenta e movida a vapor. Por soltar muita fumaça ficou conhecida como "maria-fumaça".
 
Desde a invenção da maria-fumaça aos dias atuais, os trens se modernizaram e ficaram mais velozes.

 
                                                         














OS AUTOMÓVEIS




O automóvel é o meio de transporte mais utilizado no mundo.


Populares ou de luxo, os automóveis tiveram um grande desenvolvimento tecnológico, desde a época de sua invenção até os dias atuais.


No Brasil, o primeiro automóvel chegou há cerca de 100 anos.

                                                           

     









SOBRE DUAS RODAS

A bicicleta foi inventada há cerca de 200 anos.
   As primeiras bicicletas eram bem diferentes das que existem hoje: eram de madeira, inclusive as rodas, e não tinham pedais.

 Com o surgimento de motores menores e mais leves, eles começaram a ser instalados em bicicletas. Assim surgiram as primeiras motocicletas.
 
Atualmente, bem mais modernas, as motocicletas dividem o espaço das ruas com outros meios de transporte.
 
 A primeira bicicleta era um veículo muito simples; foi inventada pelo francês De Siorac, no ano de 1790 e era composta por duas rodas no mesmo tamanho, ligadas por uma travessa de madeira. Possuía também um cabo ou manivela para apoio das mãos. Mais tarde, 1818, o alemão Carlos Drais aperfeiçoou este veículo, fazendo com que a roda dianteira pudesse mover-se para a direita e para a esquerda.
                                               








O SONHO DE VOAR SE REALIZA


O sonho de voar foi realizado há cerca de 220 anos, a bordo de balões inflados com ar quente. Mas o vôo nesses balões era prejudicado pela dificuldade que existia em controlar a direção que eles tomavam.

 Os dirigíveis, balões compridos e motorizados, possibilitavam o controle da direção a ser tomada e possibilitaram a realização de viagens aéreas entre lugares distantes.
 
O grande avanço no transporte aéreo foi a invenção do avião.

Desde a construção do avião idealizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, de nome 14-Bis, os avanços tecnológicos dessas máquinas voadoras não pararam de ocorrer.
 
Costuma-se dizer que os aviões encurtam as distâncias entre os vários lugares do mundo. Por desenvolverem alta velocidade, os aviões percorrem grandes distâncias em pouco tempo.






AS EMBARCAÇÕES

O desenvolvimento das embarcações e a descoberta de novas técnicas de navegação tornaram possível aos seres humanos atravessar rios, mares e oceanos, vencendo longas distâncias.
  
 Das canoas de madeira às grandes embarcações, como os transatlânticos, houve muitos progressos.

      



















AS CANOAS E OS BARCOS A VELA
 As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias.






'Com o tempo, foram inventados os barcos a vela, que se moviam impulsionados pela força do vento. A utilização dos barcos a vela tornou possível navegar distâncias maiores do que aquelas percorridas pelos barcos a   remo.






AS CARAVELAS

  
 O aperfeiçoamento dos barcos a vela deu origem às caravelas. Elas foram inventadas pelos portugueses há cerca de 600 anos.
    

As caravelas eram embarcações mais ágeis e velozes, e possibilitaram a realização de grandes viagens marítimas. Foi a bordo de uma caravela que Pedro Álvares Cabral chegou às terras que atualmente formam o Brasil.

 






 AS EMBARCAÇÕES ATUAIS
 

  Depois dos primeiros barcos a vapor, que surgiram há cerca de 200 anos, muitas embarcações começaram a utilizar motores movidos a diesel, um óleo combustível. Além disso, modernas turbinas a vapor foram desenvolvidas para mover grandes navios. As viagens tornaram-se, então, mais rápidas.


Atualmente, os navios de carga transportam uma grande quantidade dos mais variados produtos, desde alimentos perecíveis até automóveis e petróleos.
  
 Existem também os transatlânticos, que navegam nos oceanos e se destinam ao transporte de muitos passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário